Várzea Grande/MT,
-
1 Usuário Online
Já temos  visitas
desde o dia 03/03/2008
  MENU
  FILOSOFIA
  TEOLOGIA
- Teologia da santidade para Leigos III
- Teologia da santidade para leigos II
- Teologia da santidade para leigos
- Links de Filosofia IV
- Links de Filosofia III
- Links de Filosofia
- A Ética Filosófica em Tomás de Aquino
- Humildade e exaltação: A dinâmica do amor
- Deus é um seio – Narrativas evangélicas
- Marxismo: A “sacrossanta” anulação do amor ao próximo por amor à humanidade
- Deus, Filosofia e Vida – Uma primeira aproximação
Tomás de Aquino
Postado em:02/04/2016 às 15:51 
A Ética Filosófica em Tomás de Aquino
Resumo   A proposta deste trabalho é mostrar a existência de uma ética filosófica no bojo da teologia moral de ...
Postado em:28/03/2015 às 23:49 
Humildade e exaltação: A dinâmica do amor
Apesar de lançado agora, há muito escrevi este artigo. O autor do livro do Eclesiástico afirma: “Não ordenou a ninguém s
Postado em:01/03/2015 às 15:28 
Deus é um seio – Narrativas evangélicas
No filme de Mel Gibson, A Paixão de Cristo, o que mais me impressionou foi a absoluta fidelidade de Nosso Senhor a Ele m
Postado em:17/12/2014 às 12:34 
Marxismo: A “sacrossanta” anulação do amor ao próximo por amor à humanidade
Um dos rituais judaicos para expiação dos pecados consistia no fato de toda comunidade colocar as mãos sobre um bode e c
Postado em:30/09/2014 às 17:54 
Deus, Filosofia e Vida – Uma primeira aproximação
Há muito escrevi este texto. Não faço ideia em que gênero literário enquadrá-lo.  Também não julgo que seja desti...
filosofante.org
Quem Somos

Sávio Laet de Barros Campos

Sávio Laet de Barros Campos é Bacharel-Licenciado, Pós-Graduado [lato sensu] e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cursou algumas disciplinas teológicas no SEDAC [Studium Eclesiástico D. Aquino Corrêa]. Foi membro do Grupo de Estudos Polis-Éthos [registrado no CNPq] da UFMT e também do grupo de “Pesquisas em Filosofia Antiga e Medieval” [com registro no CNPq] vinculado à mesma instituição. Concentra as suas pesquisas na área de filosofia medieval, máxime em Tomás de Aquino. Trabalha também com o pensamento de Agostinho de Hipona.

Endereço para acessar o Lattes: http://lattes.cnpq.br/9266178864954900

 

Elogio do magistério

 

A palavra érgon, do grego, significa função, tarefa, obra. O homem que realiza o seu érgon da melhor forma possível tem grande chance de ser feliz na vida, mais de meio caminho andado. Ora, é o professor quem mais ajuda o homem a descobrir e a realizar o seu érgon e, assim, alcançar a felicidade. Felicito, pois, a todos os professores que realizam com excelência a sua vocação, que é contribuir para que o aluno descubra e realize a sua missão de forma ótima. Por conta de um complexo (que inspira cuidados) problema na visão, espero que momentâneo e passageiro, não estou conseguindo realizar da melhor forma possível aquilo para o qual nasci e que me faz feliz. Peço orações, pois ter de procrastinar o que planejei é para mim uma tortura, mas em tudo dou graças a Deus.

__________________________________________________________________

São Paulo, 18 de janeiro de 2008

 

Carta de Apresentação

 

 

Conheço o trabalho do pesquisador Sávio Laet de Barros Campos há cerca de dois anos, e, nesse período, temos mantido constante e fecundo intercâmbio eletrônico (não tive ainda o prazer de conhecê-lo pessoalmente).

Pelos textos que escreve e pelos diálogos (virtuais ou telefônicos) que temos tido, pude notar que Sávio, mesmo tão jovem, é um notável pesquisador de filosofia medieval: com capacidade de identificar os pontos importantes do que ele lê (e ele lê muito e com critério) e de estruturar seu próprio pensamento a partir dessa sólida base.

Tenho acompanhado seus destacados êxitos, em nível de graduação, o que nos tem deixado esperançosos com relação ao seu futuro, graças à capacidade – evidente em seus escritos – de desenvolver um trabalho importante, com significativas contribuições para os estudos medievais, especialmente no que diz respeito ao pensamento tomasiano.

Suas qualidades se manifestam em diversos pontos, dentre os quais, quero destacar: as já referidas diligente dedicação aos estudos e capacidade de identificar os conceitos e apropriar-se deles; a sua elegância e fluência na escrita, o desejo de aprofundar seus estudos e a capacidade didática de expor com clareza os temas filosóficos.

 

___________________________

Jean Lauand- jeanlau@usp.br

Prof. Titular da Fac. de Educação da USP

__________________________________________________________________

 

UFMT – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

ICHS – INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUAMANAS E SOCIAIS

DEPIL – DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

 

Fone: (65) 3615- 8479/ fax: 3615- 8471

 

 

CARTA   DE  RECOMENDAÇÃO

 

Vimos pela presente recomendar a pessoa do Ilmo. Sr. Sávio Laet de Barros Campos.

O Sr. Sávio Laet tem sido nosso aluno e orientando durante seus três últimos anos de graduação, durante os quais tem mostrado notória capacidade na assimilação dos conteúdos; desenvoltura em sua compreensão e exposição; responsabilidade nas atividades acadêmicas; exemplar cumprimento das normas particulares de cada disciplina por ele freqüentada.

Tem feito a pesquisa monográfica e a construção de sua Monografia de final de Curso – conquanto sua humildade – com denodo, sagacidade, constância e afinco cujo término foi laureado pela nota máxima.

  Tendo terminado sua graduação, ingressou no grupo de pesquisas Polis-Éthos (registrado no CNPq) onde vem contribuindo com sua pesquisa sobre Filosofia Medieval – máxime em Tomás de Aquino – sempre séria, bem fundamentada e aprofundada.

Sem mais.

 

Cuiabá, 21 de janeiro de 2008.

Prof. Dr. José Jivaldo Lima

Coord. Do Grupo de Pesquisa

PQI/ 2003- Depto. Fil. - UFMT

__________________________________________________________________

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Departamento de Filosofia

 

Cuiabá, 07 de janeiro de 2008.

 

Carta de Recomendação

 

 

Sirvo-me do presente para recomendar o professor e pesquisador Sávio Laet, ex-aluno do Departamento de Filosofia da UFMT.

Na condição de estudante do curso de Filosofia deste Departamento, Sávio Laet atingiu um desempenho acadêmico primado pela excelência, que se evidenciou por diversos itens: notas recebidas nas disciplinas cursadas, na acuidade racional e o talento com que desenvolveu e desenvolve seu trabalho de pesquisa, bem como no sucesso obtido na defesa de sua Monografia, de cuja banca fui membro argüidor e na qual, com justeza, o então candidato foi avaliado com a nota máxima.

 

Atenciosamente,

Prof. Dr. Angelo Aparecido Zanoni Ramos

Departamento de Filosofia – UFMT

_________________________________________________________________

CARTA DE APRESENTAÇÃO

 

Sirvo-me do presente para recomendar o professor e pesquisador Sávio Laet de Barros Campos, ex-aluno do Departamento de Filosofia da UFMT. Tendo sido nosso aluno no curso de Graduação em Filosofia, demonstrou uma diferenciada capacidade de captar os conceitos filosóficos com atitude crítica e inventiva através de uma leitura minuciosa das obras filosóficas que constituem a História da Filosofia nos seus diferentes períodos. Sua sagacidade e dedicação se manifestam também no estudo dos diferentes temas ou campos de investigação filosófica como Ética e Filosofia Política, Estética, Lógica e Filosofia da Linguagem. Mas seu talento se revela mesmo no campo da Filosofia Medieval no qual realiza pesquisas.

Provou ainda, no que diz respeito à árdua e solitária tarefa do exercício do pensamento – fundamental no trato do texto filosófico –, uma perspicácia criativa presente na linguagem enxuta dos seus textos. Podemos afirmar que Sávio Laet de Barros Campos alcançou um desempenho acadêmico primado pela excelência que pode ser comprovado pelo seu Currículo.

 

Atenciosamente,

 

___________________________________

Prof.ª Ms. Maurilia Valderez Lucas do Amaral

Professora aposentada do Departamento de Filosofia

UFMT-ICHS

_________________________________________________________________

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Departamento de Filosofia

 

Cuiabá, 05 de fevereiro de 2009.

 

Carta de Recomendação

 

 

Sirvo-me da presente para apresentar e recomendar o pesquisador e escritor Sávio Laet, ex-aluno do Departamento de Filosofia da UFMT. Durante o interregno do curso de Filosofia deste Departamento, Sávio fora meu aluno na disciplina Tópicos Especiais de Antropologia, interstício durante o qual sempre demonstrou probidade e honestidade intelectual, diferenciando-se, sobretudo, pelo espírito especulativo, crítico e notadamente inquieto ante as grandes questões filosóficas. Acima da média mostra-se também Sávio enquanto pesquisador, sempre arguto e muito dedicado, da filosofia medieval, máxime em Santo Tomás de Aquino. Bom e agudo leitor dos textos tomásicos, e com destacada capacidade de apropriar-se da linguagem do autor, o perfil intelectual de Laet nos permite vislumbrar – até pelo seu acentuado interesse em aperfeiçoar-se – um intelectual capaz de dar, num futuro bem próximo, relevantes contribuições para os estudos tomasianos no Brasil.

 

Atenciosamente,

Prof. Dr. Aloir Pacini S.J.

Departamento de Antropologia – UFMT

____________________________________________________

                                                                Prof. Dr. Peter Büttner

Pesquisa e Pós-Graduação em Educação para o Pensar na Universidade Federal de Mato Grosso

Emérito do Departamento de Filosofia/Prophil e Instituto de Educação

Rua 41, nº 182, Boa Esperança, 78.068-520 Cuiabá MT – Brasil peterfil@terra.com.br Fone: ý 55 65 ' 3627 6865

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CARTA DE RECOMENDAÇÃO

 

Venho, por meio deste instrumento, recomendar o novel historiador da filosofia, Sávio Laet de Barros Campos, ex-aluno meu nas disciplinas História da Filosofia Antiga e Didática da Filosofia, no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia, no qual Sávio se distinguiu, principalmente, pelos seguintes valores humanos:

§ Responsabilidade, assiduidade e sagacidade nas atividades acadêmicas,

§ Caráter equilibrado e de bom relacionamento com docentes e colegas,

§ Hábito de leitura e de pesquisa crítica,

§ Conhecimentos fundamentais e específicos da história da filosofia,

§ Habilidades e competência na argumentação filosófica,

§ Notas ótimas nas avaliações do processo da aprendizagem,

§ Dedicação e empenho na participação de atividades coletivas,

·   Interesse e esmero em sua formação de qualidade e competência.

Sobressaiu por perseverança e probidade intelectual no estudo dos textos filosóficos, bem como por seu incessante empenho na busca do conhecimento, na confecção dos seus textos e na apresentação destes em sala de aula. Conheci Sávio sempre cuidadoso e muito rigoroso consigo mesmo, com disciplina e força de vontade. Apreciei também sua habilidade de escrever textos filosóficos. Estas qualidades e atitudes me permitem dizer que ele se encontra qualificado para um diálogo frutuoso e significativo com as mais diferentes categorias da comunidade acadêmica, como demonstra no grupo “Pesquisas em Filosofia Antiga e Medieval”, do Departamento de Filosofia da UFMT. Seu grande interesse na Filosofia Medieval e as respectivas abordagens que tem feito podem indicar um futuro promissor para este jovem profissional. Assim, Sávio apresenta todas as condições para uma substancial contribuição em proveito do avanço e do desenvolvimento das áreas de filosofia e educação, seja como pesquisador, escritor, ou docente.

Sem mais, Cuiabá, 31 de janeiro de 2008,

 

                                                                                            Prof. Dr. Peter Büttner.

 

  Copyright © filosofante.org.br 2008 - Todos Direitos Reservados